Moeda com Mil Anos Retratando Jesus: Foi encontrada na Noruega
Uma moeda rara, apresentando a imagem de Jesus, foi descoberta nas montanhas da Noruega.
Moeda descoberta no outono de 2023 (Foto: Martine Kaspersen/Innlandet County Municipality)
Na Noruega, foi encontrada uma moeda de ouro extraordinariamente rara que exibe a imagem de Jesus.
Um entusiasta de detecção de metais descobriu essa moeda com cerca de 1.000 anos nas montanhas de Vestre Slidre, sugerindo sua possível origem bizantina.
De acordo com informações do Christian Today, a moeda, em notável estado de preservação, apresenta uma representação vívida de Jesus segurando uma Bíblia em um dos lados.
Os pesquisadores também sugerem que o verso da moeda retrata os governantes bizantinos Basil II e Constantine VIII, que compartilharam o governo entre 962 e 1025.
Além disso, a moeda contém duas inscrições notáveis. Uma é uma homenagem a "Jesus Cristo, Rei daqueles que governam", e a outra, em grego, proclama "Basil e Constantine, imperadores dos romanos".
Acredita-se que tenha sido cunhada entre os anos 977 e 1025 d.C.
A descoberta é considerada "altamente incomum" e tem gerado entusiasmo nas autoridades do Município do Condado de Innlandet, na Noruega, que compartilharam a notícia.
"Esta moeda é verdadeiramente única no contexto norueguês. Sua preservação é notável, pois parece ter permanecido praticamente inalterada desde o momento em que foi perdida, talvez há mil anos", afirmaram em um comunicado.
Teorias sobre origem da moeda
Assim sendo, as autoridades estão especulando sobre a trajetória da moeda até a Noruega, situada a aproximadamente 1.600 milhas de distância de Istambul, a antiga capital do Império Bizantino, conhecida como Constantinopla.
Uma teoria levanta a possibilidade de que a moeda tenha sido parte da remuneração de Harald Hardrada enquanto liderava a Guarda Varangiana, uma unidade de guarda-costas dos imperadores bizantinos, antes de seu retorno à Noruega e subsequente ascensão ao trono como Rei Harald III.
Além disso, outras conjecturas indicam que um clérigo pode ter perdido a moeda durante suas viagens ao longo das antigas rotas comerciais da região ou que ela tenha chegado à Noruega por meio do comércio de sal.
Está prevista a realização de investigações no local da descoberta para o ano de 2024.
"As vias comerciais ancestrais, conhecidas como as 'estradas do sal', fundamentavam-se no intercâmbio de sal proveniente do oeste da Noruega.
Assim, é plausível considerar que a moeda tenha ingressado em um próspero comércio envolvendo sal e arenque do oeste, juntamente com lingotes de ferro, peles de rena e chifres do leste", declararam as autoridades.
Leave Comments
Postar um comentário
Obrigado por comentar